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10 dicas para melhorar seus relacionamentos no trabalho

  1. Não tente prender a atenção em você

    Nós gostamos de falar sobre nós mesmos, dar nossa opinião sobre assuntos e mostrar para o mundo que estamos aqui! O segredo aqui é moderação, preste atenção na vibe das pessoas com quem você está conversando, elas estão impacientes, respondendo com frases curtas? Claro que cada caso é um caso, mas não se imponha, deixe que as pessoas façam o que querem/precisam fazer. Caso elas realmente se interessarem pelo que você tem a dizer, virão até você.

  2. Se interesse pelos outros!

    Se a sua atitude mostra que você não se importa realmente com as pessoas e só puxa assunto para pedir favores ou ‘ser educado’, as pessoas percebem. Se interesse de verdade pelas pessoas, suas habilidades, famílias, hobbies… Se perguntar alguma coisa, preste atenção na resposta! Chame as pessoas pelo nome, dê bom dia, boa tarde, boa noite. Se envolva na esfera social da sua empresa da forma certa. Evite fofocas e ‘panelinhas’, isso envenena a empresa e a sua carreira.

  3. Seja prestativo

    Se ofereça para ajudar os outros. Esse é um ato simples que faz muita diferença em como as pessoas te veem. Ninguém é ocupado/importante demais pra dar uma mão pra um colega, recarregar a máquina de café, abrir a porta pra alguém que não tem mais mãos disponíveis, enfim, colaborar.

  4. Não invada o espaço das outras pessoas

    Contato físico entre colegas de trabalho é um tópico delicado. Tenha em mente que é muito fácil ser mal interpretado, o que torna ainda mais recomendável que seja evitado. Essa dica ainda evita que você corra o risco de ser processado por assédio sexual ou se envolva em uma discussão não muito agradável, talvez até injustamente.

  5. Seja honesto

    Para ser feliz, precisamos estar livres de culpa, ansiedade e tensão. Quando somos honestos com os outros e conosco, isso é muito mais fácil de alcançar, porque não estamos ‘tentando’, estamos ‘sendo’. Não gostou da atitude de um colega? Exponha sua opinião, converse, defina claramente quais são os seus limites. Se as pessoas não sabem que estão te ofendendo, você não pode culpá-las. A regra também se aplica a elogios e comentários variados, só fale se for verdade, se não, se abstenha.

  6. Saiba impor sua opinião, quando necessário

    Muita opinião é ruim, pouca também. Quando acreditar que alguma coisa deve ser feita de outra forma, identifique quem é responsável pela tomada de decisão e apresente seus argumentos. Uma vez exposto e considerado seu ponto de vista, respeite a decisão tomada e siga em frente.

  7. Respeite os momentos sérios, mas saiba brincar

    Uma reunião com a diretoria geralmente não é momento para piadinhas. Saiba ser objetivo e sóbrio quando a ocasião lhe pedir isso, mas não tenha medo de ser espontâneo. Brincadeiras fazem parte do dia-a-dia de qualquer grupo, e saber participar faz toda a diferença.

  8. Respeite a hierarquia da empresa

    Toda equipe tem um líder (ou deveria), e provavelmente existe um motivo lógico pelo qual essa pessoa foi apontada para liderar. Quando você age pelas costas, ignora solicitações ou ‘pula’ níveis hierárquicos, o que está dizendo pro seu líder é: “Eu não reconheço você como meu superior, ou como pessoa qualificada para me gerenciar”. Talvez isso seja verdade, talvez não, mas essa não é a maneira correta de questionar.

  9. Tenha bom senso com assuntos particulares

    Talvez você não precise contar pros seus colegas de trabalho como você ficou bêbado no final de semana e vomitou no armário de sapatos. Ou atender seu celular no meio de todo mundo e começar a discutir a relação em voz alta. Algumas coisas são particulares e devem ser mantidas assim.

  10. Respeite as diferenças de cada um

    Pessoas são diferentes, cada um tem seu gosto, estilo, religião, orientação sexual e outros milhões de coisas que nos tornam quem nós somos. Entenda que todos temos o direito de fazer nossas próprias escolhas e saiba respeitar quem escolhe diferentemente do que você julga correto.



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